Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Racismo e injuria racial

    há 4 anos

    RACISMO E INJURIA RACIAL

    Esta imagem no pode ser adicionada

    Diante do momento mundial em que vivemos na luta anti-racista, é de extrema importância sabermos distinguir a injuria racial do racismo, você sabe diferenciar uma da outra?

    A injúria racial esta prevista no nosso CÓDIGO PENAL BRASILEIRO, Art. 140º § 3º. Que estabelece pena de reclusão de 1 (um) a 3 (Três) anos, e multa. Aqui se consistem na vontade de ofender a honra subjetiva do agente utilizando-se de elementos de raça, cor, etnia religiões, originem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

    Já o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, Art. 20 implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. A CF/88 no Art. inciso VIII caracteriza o repudio ao racismo como um principio norteador das relações internacionais do Brasil. Alem disso o Art. 5 inciso XLII da CF diz que o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

    Após a sucinta explicação para que você possa enxergar com maior facilidade a diferença em ambos os crimes irei mostrar alguns exemplos de injuria racial e racismo.

    Na injuria a honra subjetiva da pessoa é atacada, no racismo é a dignidade da pessoa humana, tendo na injuria um numero determinado de pessoas como vitima, já no racismo o numero de vitimas é indeterminado. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível a injuria prescreve conforme o art. 109º do CÓDIGO PENAL BRASILEIRO é cabível a fiança.

    Quem não se recorda do caso do goleiro Aranha jogador do Santos que em um jogo de futebol contra a equipe do Grêmio, uma torcedora, se é que podemos chama-la assim em determinado momento do jogo começou a gritar para ele o xingando de macaco, naquele momento muitos confundiram a ação dela como sendo o crime de racismo, mas ali estava caracterizado a injuria racial.

    Por exemplo: Quando não é permitida a entrada de negros em determinado estabelecimento por conta da sua cor, caracteriza o crime de racismo, o comercio que se nega a vender algum produto para um Judeu. Também configura crime de racismo impedir a matrícula em escola, o acesso às forças armadas e, inclusive, obstar por qualquer meio o casamento ou a convivência familiar por razões de preconceito.

    Uma mulher negra se dirigiu até o banco aonde é correntista e na fila a frente dela se encontrava outra mulher de pele branca, na porta giratória o segurança pediu para que a mulher abrisse a bolsa após averiguação autorizou a entrada, entretanto para a mulher negra que iria entrar em seguida também com uma bolsa foi sugerido para ela que guarda se a bolsa no armário do lado de fora da agencia, caracterizando o crime de racismo.

    Felipe Trajano de Lacerda.

    • Sobre o autorFelipe Trajano de Lacerda, Advogado e eterno estudante de direito.
    • Publicações2
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações227
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/racismo-e-injuria-racial/863936087

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Danos Morais - Injúria Racial - Procedimento Comum Cível

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Danos Morais - Injúria Racial - Procedimento Comum Cível

    Dr Alexandre Vuckovic, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Ter perfil falso na Internet ou redes sociais é crime?

    Ofensas raciais em grupo de WhatsApp geram dano moral

    Campagnoli Advocacia, Advogado
    Notíciasano passado

    Empresa é condenada por fornecer banheiros imundos e sem box.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)